Este artigo irá ajudá-lo a escolher a placa Arduino certa para seus projectos. Existem muitas variantes do Arduino, as diferenças entre elas são destacadas aqui. E para iniciantes, também ajudaremos você a escolher o quadro certo para começar a usar este tutorial.
O que é o Arduino?
O Arduino é uma placa usada para fabricar computadores que podem interagir com o ambiente, detectar vários dados do ambiente com o uso de sensores e dispositivos de controle, como luzes, motores, etc. É uma plataforma de código aberto baseada em microcontroladores. O termo Open Source indica que todos os recursos para o conselho, incluindo os arquivos de design, arquivos CAD etc. são gratuitos e abertos a todos. Isso significa que qualquer pessoa pode modificá-lo de acordo com sua necessidade. O Arduino foi projectado para fornecer uma maneira barata e fácil para estudantes e profissionais criarem computadores com microcontroladores que possam interagir com o ambiente físico.
O Arduino tornou-se viral entre fabricantes e entusiastas com o design simples. Tem dois segmentos; uma parte do hardware que inclui a placa Arduino e a parte do software que inclui o IDE do Arduino. O IDE é um software simples e fácil de aprender para escrever programas Arduino. A simplicidade e facilidade do Arduino tornaram-no tão popular que quase todos os eventos de criadores têm pelo menos um protejo baseado nele.
O que pode fazer com o Arduino?
O Arduino tem uma enorme flexibilidade com a qual pode fazer quase qualquer coisa que imaginar. Ele pode ser facilmente conectado a uma variedade de módulos, como sensores de incêndio, sensores de obstáculos, detectores de presença, módulos GPS, módulos GSM ou qualquer coisa com a qual você queira dar asas ao seu projeto de sonho.
Onde pode aprender Arduino?
A melhor introdução ao Arduino para iniciantes e intermediários pode ser encontrada em livros de arduino, disponíveis neste site.
Como escolher a placa certa para suas necessidades?
Como o Arduino é uma plataforma de código aberto, qualquer pessoa pode criar placas compatíveis com o Arduino. Muitas dessas placas estão disponíveis no mercado, como o FreeDuino e o NetDuino. Uma maneira de diferenciar as placas originais dos modelos compatíveis é procurar o nome comercial na placa. O nome Arduino é marca registada e reservado para placas fabricadas pela empresa de patentes original na Itália. Todas as placas Arduino compatíveis usam um nome comercial diferente, mas parecido com Freeduino, Netduino, etc. Se você quiser uma alternativa mais barata do Arduino, sempre poderá comprar as placas clone.
A melhor maneira de obter placas Arduino baratas é comprá-las on-line em sites como ebay, amazon, PTRobotics etc.
Juntamente com o Arduino Uno, que é o melhor iniciador do mundo Arduino, também existem outras versões que podem ser encontradas no mercado. Como as especificações variam, você deve escolher a placa para seus projectos do Arduino com sabedoria. As diferentes placas e suas especificações são fornecidas na tabela abaixo.
Para dar vida aos seus projectos do Arduino ou entrar no mundo do Arduino, é melhor começar com as versões mais usadas, como o Arduino Uno, o Arduino Mega ou o Arduino Mini, pois elas têm maior suporte disponível on-line do que outras .
Para resumir, um Uno ou Mini pode ser escolhido para projectos Arduino pequenos e simples, dependendo do tamanho e dos limites de custo. Ou, se você precisar de um número maior de pinos ou dispositivos de comunicação serial para serem processados com o mesmo controlador, pode optar pelo Arduino Mega. E para iniciantes, o Arduino Uno é o quadro mais recomendado para começar.
Agora vá em frente e compartilhe seus projectos Arduino connosco :)
Fica aqui um vídeo que vai ajudar a uma breve apresentação do Arduino:
Comentários
Enviar um comentário